A gentileza é uma arte que não nos custa nada e que nos trás enormes benefícios. O mundo não nos pertence e não vivemos isolados como ilhas no meio do oceano. Fazer uso das palavrinhas mágicas no nosso dia-a-dia não só vai nos tornar pessoas mais simpáticas, vai também construir pontes entre nós e aqueles que o Senhor escolheu para fazerem parte da história da nossa vida.
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Projeto Fazendo Geometria
FAZENDO GEOMETRIA
O projeto “fazendo geometria foi trabalhado com criança de 04 e 05 ano de idade que estudam na Escola Municipal Xanxerê, período matutino, sendo um total de 13 alunos.
Este projeto foi elaborado com intenção de alcançar os objetivos propostos, exploração e identificação das figuras geométricas e suas propriedades.
Como nos diz Miranda 2008, acreditamos que o trabalho com geometria na educação infantil deve ser experimental, baseando numa geometria intuitiva, que promova a observação e exploração das formas presente no espaço físico imediato de ação e de interação das crianças.
Percebe-se que quando foi apresentado os objetos em forma de figuras as crianças observaram, observando sem apalpar, interagindo um com os outras dizendo este tem a mesma forma. a professora trouxe os objetos com as diferentes formas geométricas.
Depois foi colocado ao chão os objetos bem espalhados e foi pedido que os apalpassem para sentir as diferenças e formas, depois de apalpar umas crianças tiveram dificuldade em identificar as figuras geométricas, por que eram vários objetos eles ficaram com receio de falar, a professora falou , podem dizer que figura é não precisam ter medo de errar , pois e errando que se aprende, ai eles falaram com autoridade dizendo o nome de cada figura.
Na hora do jogo foi dividido a turma em grupo,e mostrado como se jogava, muitos tiveram dificuldade em jogar uns pegavam as peças e ficavam olhando onde ia jogar , mais tinham dúvida, então foi sugerido vamos jogar tudo juntos , quem tem a peça da mesma forma e da mesma cor pode jogar.
Comecemos novamente o jogo a professora colocou uma peça sobre a mesa e pediu se alguém que tivesse a peça do mesmo formato que jogasse em seqüência, na primeira rodada foi dificultoso, uns colocaram a peça no lugar de outra peça, foi pedido para que observassem as peças e as cores das peças para depois jogar, depois eles observaram e conseguiram jogar nos lugares certos , para eles foi uma felicidade, diziam nos conseguimos, isso pode ser observado nos fotos.
Na hora em foi pedido para eles continuarem desenhando e pintando as figuras em seqüências conseguiram realizar a atividades só que uns desenharam muito pequenos os desenhos e pintaram com uma cor fraca quase não se percebe.
O local escolhido para as atividades foi satisfatório, os objetivos contido no projeto foi alcançados no começo com um pouco de dificuldade, mas foi conseguido, os conteúdos também foram bem explorados e satisfatório que me ajudou muito no decorrer do projeto.
Como nos diz Miranda 2008, e importante observar que o trabalho da geometria com as crianças seja baseado numa geometria intuitiva, geometria da observação e representação do espaço que a rodeia.
Realizado pela professora IZABEL BATISTA JAVOSKI com alunos da Educação Infantil
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
sábado, 11 de setembro de 2010
Comeração dia das Crianças.
Ser criança é saber perdoar,
é saber amar,
e não guardar mágoas.
Ser criança é brincar,
correr,
viver feliz.
Ser criança é viver na eternidade,
sonhar sonhos de esperança
para encontrar um mundo melhor!
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
sábado, 4 de setembro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)