HISTORINHAS QUE ENSINAM A VIVER
· Publico Alvo: 3º ano do Ensino Fundamental de 09 anos
· Título: Historinhas que ensinam a viver
Áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Sociais, Ciências Exatas e Ciências Naturais
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
· Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
· Estimular o prazer pela leitura;
· Interpretar informações através de imagens;
· Resolver situações problemas;
· Desenvolver atitudes de cuidado com relação ao desconhecido;
Duração das atividades:
· Aproximadamente 180 minutos- 03 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
· Para uma melhor compreensão desta aula, é necessário que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetização e tenham desenvolvido alguma noção sobre a utilização de recurso tecnológico especificamente o Tux paint e o Broffice Writer;
Estratégias recursos da aula
1º momento-60 minutos aproximadamente
1º momento-60 minutos aproximadamente
Introduzindo o tema: explorando uma história literária
· A literatura infantil é um importante instrumento no processo de alfabetização bem como na formação de valores, neste sentido sugiro uma história para se explorada nesta aula com intuito de contribuir para formação de leitores críticos e na complementação da educação advinda das famílias dos alunos.
· Para tanto a história escolhida para este trabalho é “o Gato, o Galo e o Ratinho”, um conto popular do volume fábulas de Monteiro Lobato, visto que retrata um universo conhecido pelos alunos e uma trama que lhes aguça o espírito crítico. Para o estudo da compreensão desta fábula, na perspectiva aqui descrita, a aula é expositiva-dialogada seguida de uma atividade escrita, visando uma posterior avaliação do desempenho dos alunos no tocante à sua construção de sentido, nos diferentes níveis, no momento de leitura. Considerando que os alunos das séries iniciais apresentam menos condições de realizar a leitura em nível de maior compreensão, reserva-se então as questões que contemplam este nível apenas para a compreensão oral, dada a possibilidade do professor mediar a compreensão dos alunos.
· Na aula, apresenta-se, inicialmente, o título da fábula com a qual se pretende proceder ao levantamento de hipóteses acerca da história. Paralelamente à apresentação do título, foram expostas gravuras dos animais-personagens da história com o intuito de despertar nos alunos o interesse pela trama.
· Inicie o trabalho explorando o livro com os alunos, deixando ser manuseado e visualizado, e conte a história utilizando fantoches;
· Deixe que os alunos conversem, exponham suas opiniões e dialoguem com eles sobre o que acharam da história e sobre o que eles pensam se fossem eles.
· Explorar a ideia central: Em foco o valor da aparência externa.
· Nesse momento poderá ser trabalhado com os alunos o respeito, a confiança, o desconhecido e seus perigos, para tanto sugere-se que retorne a página final do livro e a explore com seus alunos.
2º momento-60 minutos aproximadamente
· Para registrar o momento, peça para os alunos desenharem a parte da história que mais gostaram e a que não gostaram, e como o objetivo é que produzam textos e que sejam críticos enquanto leitores, que escrevam logo abaixo do desenho, justificando o porquê de gostar e de não gostar. Esta atividade pode ser realizada no caderno dos alunos ou então utilizando o Laboratório de informática, que possui diversos softwares e ferramentas para que o aluno possa interagir no trabalho desenvolvendo suas habilidades e ampliando seus conhecimentos. Para tanto poderão utilizar o tux paint para ilustrar os desenhos;
3º momento – 6o minutos aproximadamente
· Deixe os alunos socializarem seus desenhos e justificativas;
· Desenvolver com os alunos a atividade: tabela de palavras, esta atividade pode ser feita tanto no caderno como no Broffice Writer e pode ser desenvolvida leitura das palavras, digitação das vogais e consoantes que compõe as palavras e seu total de letras, separação de sílabas;
· Esta atividade pode ser realizada semanalmente para reforço no processo de alfabetização;
Tabela de Palavras
Palavras | Vogais | Consoantes | Total de letras |
Ratinho | |||
Ansioso | |||
Amizade | |||
Animais | |||
Semelhante | |||
Amigo | |||
Gato | |||
Susto | |||
Ameaçador | |||
Perigoso | |||
Simpático | |||
Bondoso | |||
Inimigo | |||
Ameaçador | |||
Confiança | |||
Aparência | |||
Desesperado |
· Quanto à compreensão do vocabulário do texto, considera-se conveniente fazer um levantamento das palavras até então desconhecidas pelos alunos e a partir de suposições feitas pelos mesmos com base no contexto em que está inserido, confirmar sua compreensão através da busca no dicionário ou com pesquisa no Laboratório de informática, utilizando o navegador Mozila, de acordo com a noção dos recursos tecnológicos.
Avaliação
· Depois de explorar o livro, proponha a seus alunos que façam uma avaliação sobre o livro e as atividades trabalhadas. Dessa forma, você poderá avaliar se eles gostaram ou não do livro bem como das estratégias abordadas por você. Não esquecendo que a avaliação deve ser um processo continuo de reflexão em todas as atividades propostas. Observando sempre a participação e o envolvimento, analise se eles desenvolveram as atividades com respeito e compreensão, se eles identificaram os diferentes portadores de texto e suas características, se expressaram criticidade e opinião em relação à história. Registre todas as observações para que sirvam de subsídios para seu planejamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário